14/06/2023

Recomendações de máquinas para cada estilo de tatuagem

Seja você um tatuador iniciante ou experiente, aprender sobre qual máquina de tatuar é mais adequada para cada estilo de tatuagem é um grande passo para a evolução profissional, uma vez que você passa a entender o que melhor se adequa a cada estilo.

Com a evolução constante da tecnologia, novas opções e modelos surgem no mercado a todo momento, o que acaba tornando a missão de conhecer cada uma delas um desafio. Pensando nisso, criamos um artigo para esclarecer as principais dúvidas desse equipamento tão importante para os tatuadores.

Surgimento da máquina de tatuar

Thomas Alva Edison, um grande inventor americano criou um dispositivo conhecido como impressora autográfica, que era uma caneta elétrica com o intuito de usá-la para gravações em superfícies duras. Então em 1880, um americano chamado Samuel F. O’Reilly viu potencial neste dispositivo e o adaptou, criando então a primeira máquina de tatuar, fazendo com que a máquina oscilasse eletromagneticamente e permitindo o movimento da agulha.

Variedade de máquinas 

Após a invenção de O’Reilly, muito tempo passou e com isso, a máquina de tatuar sofreu diversas evoluções até chegar no modelo moderno que existe hoje. Atualmente as máquinas de tatuar são mais leves, precisas e potentes, existindo ainda a opção de regular a velocidade de movimento da agulha e a profundidade de penetração na pele, o que torna o trabalho ainda mais preciso.

No mercado hoje, existem 3 tipos de equipamentos utilizados pelos tatuadores:

Máquina de tatuagem rotativa: O modelo mais conhecido e utilizado em todo o mundo, apresenta um funcionamento simples, um motor elétrico é acoplado à haste da agulha e o giro do motor faz com que a agulha penetre na pele, são mais leves e silenciosas. Atualmente as máquinas de tatuagem rotativas mais modernas do mercado são as máquinas Cheyenne.

Máquina de tatuagem de bobina: Este modelo é um pouco mais complexo e funciona com base em um motor de eletroímã, o tipo mais conhecido é possui duas bobinas e um chassi de metal, o que a torna um pouco mais pesada, além de apresentar um som de zumbido, graças a movimentação do motor.

Máquina de tatuagem pneumática: Trata-se das máquinas mais caras do mercado. Por isso, é tão difícil ver algum tatuador utilizando esse tipo de máquina de tatuagem. Funciona por meio de um compressor de ar que movimenta a haste da agulha. Está máquina pode ser esterilizada por completa, ou seja, pode-se colocá-la na autoclave, o que o torna muito segura contra infecções por fluídos. 

A partir daí, se deve escolher o modelo da máquina de tatuar, que geralmente pode ser Liner, utilizada para produzir linhas e contornos, Shader, utilizada para sombreamento e pinturas sólidas ou ainda, Híbrida, que pode ser regulada para se adequar aos dois estilos.

Dentre as máquinas de tatuar rotativas da Cheyenne, separamos os modelos disponíveis e para qual estilo cada um deles é indicado:

Sol Nova: Permite frequências de operação de apenas 25 Hz, o que a torna perfeita para trabalho com pontos e técnicas de sombreamento, essa máquina transfere a cor para a pele mais rapidamente, sendo ideal para as artes em preto e cinza em particular.

Sol Luna: Com seu curso de 2,5 mm, é a máquina de tatuagem perfeita para transições suaves, sombreamento em preto e cinza e trabalhos com realismo em cores.

Sol Terra:  Ideal para o trabalho com pontos e técnicas de sombreamento. Com seu curso de 4 mm, é a máquina de tatuagem ideal para linhas ricas e coloridos.

Sol Nova Unlimited: Nossa primeira máquina de tatuagem sem fio, amplia as incomparáveis características da SOL Nova e garante máxima liberdade de movimento através da operação sem fio.

Hawk Pen: Com a batida de 3,5 mm, pode ser usada para pontos, linhas, sombreamento suave e preenchimento colorido.

Hawk Thunder: Ideal para pontos e linhas, no entanto outros estilos como recobrimento, sombreado ou preenchimento podem ser igualmente praticados sem nenhuma perda de qualidade.

Hawk Spirit: Excelente para tatuagens de alto nível em preto e cinza, imbatível para enchimento e sombreamento suave.

Agora que você sabe mais sobre os diferentes tipos de modelos existentes no mercado, conta pra gente, qual a sua preferida?